segunda-feira

Transgênicos e soberania

03/08/2007

As sementes transgênicas criadas e ou desenvolvidas pela empresa norte-americana Monsanto, como soja, milho e outros, além das polêmicas conhecidas sobre as conveniências ou não do seu uso para a saúde e para o meio ambiente, ainda trazem outras questões que não são consideradas.

Com a venda das sementes modificadas, a empresa, além do preço cobrado pelas sementes, recebe também “royalties”, que é um percentual sobre a produção final do agricultor ou da empresa agrícola.

Esses “royalties”, na realidade, significam na prática, a relativização da propriedade da terra/trabalho, com a cessão de parte dela à multinacional.

Ao utilizar a semente transgênica da empresa Monsanto, o produtor e o país param de reproduzir a sua própria semente, entrando em uma camisa de força de difícil saída.

Se comprar e usar a semente, já trás tão grandes controvérsias, o uso dos “royalties” compromete, não só a propriedade, mas a própria soberania nacional.

O Brasil hoje, já é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, e esta loteando as tomadas de decisões sobre as políticas na área, remetendo às matrizes das empresas submetidas a outros interesses, leis e governos de seus respectivos países de origem.

E ai, o que você acha sobre isso? Faça um comentário e dê a sua opinião.



Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário