quarta-feira

Aparelhos plugados, mesmo ‘desligados’, consomem muita energia

.
Um hábito relativamente comum é deixar os aparelhos elétricos plugados na tomada todo o tempo, mesmo quando não está sedo usado.

Alguns têm o sistema ‘stand by’ que é um indicador da conexão, mas nem todos, o que não muda nada já que basta estar conectado à tomada que ele está gastando energia continuamente.

Aquele que é omnipresente em todas as casas e ambientes, o carregador de celular, é o campeão, o recordista em gastos, bem como o “mais plugado” indevidamente.

Ao pé da letra, o consumo por hora na maioria dos aparelhos não chega a ser tão grande, mas o resultado final, no final do dia e do mês, costuma adicionar um bom bocado à sua conta de energia, e, sobretudo ao valor a ser pago, isso sem falar no desperdício puro e simples.

Veja esta relação abaixo:
Computador: até 21 w/hora desligado e 80w ligado. 
Notebook: 15 watts a hora ou mais mesmo desligado. 
Videogame: 23 watts ligados e 1w/hora desligado. 
Aparelho de som: 15 watts por hora. 
Micro-ondas: até mais de 3 watts por hora. 
TV: 3 watts por hora. 
Home theater: 19.5 watts por hora. 
Aparelho da TV a cabo: 33 watts por hora. 
Cafeteira: 1 watt por hora. 
Carregador de celular: se ele só estiver plugado na tomada, sem o celular conectado, já consome 1 watt. Se estiver com o celular carregado (100% bateria) e plugado, consome 4.5 watts. E durante o carregamento do celular, consome 8 watts.
É só fazer as contas e vai descobrir que está jogando dinheiro fora. Claro que um hábito não se muda assim, ‘a toque de caixa’, mas vale à pena ficar ligado..., você, é claro, e não seus aparelhos.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário